Depois do encontro com a presidente Dilma Rousseff (PT) em Brasília, o prefeito Manoel Gaspar (PMDB) viajou para São Paulo, em busca de recursos e serviços do governo do Estado.
Aliás, Gaspar até solicitou uma comitiva para ir a capital Paulista para prestigiar uma conquista observada pela administração como de grande impacto.
Não foi revelado à imprensa o que seria, mas acredita-se que seja na área da prestação de serviços à população.Na região apenas Marília e Presidente Prudente possuem uma unidade do Poupatempo que facilita o acesso do cidadão às informações e serviços públicos.
O que é?
O governo do Estado implantou em 1996 o Programa Poupatempo, que reúne, em um único local, um amplo leque de órgãos e empresas prestadoras de serviços de natureza pública, prestando atendimento sem discriminação ou privilégios.
O primeiro Posto do Poupatempo foi inaugurado em 1997, na Praça do Carmo, próximo à Praça da Sé, marco zero da cidade de São Paulo.
Com a aprovação da sociedade ao Padrão de Atendimento do Poupatempo, o Programa começou a se expandir.
Hoje, são trinta e dois postos fixos de atendimento. Na região há Poupatempo: Ribeirão Preto, Bauru, São José do Rio Preto, Presidente Prudente, Botucatu, Araçatuba e Marília.
Acompanhando a expansão do uso do meio eletrônico, a Superintendência do Poupatempo criou o e-poupatempo, que disponibiliza e incentiva o acesso a serviços públicos como consulta de débitos de IPVA, DPVAT, multas de trânsito, pontos na CNH, registro de Boletim de Ocorrência, pela Internet.
Os serviços
O Programa Poupatempo disponibiliza à população diversos serviços, sendo emissão de RG, Atestado de Antecedente Criminais, Carteira de Trabalho e CNH os mais solicitados. Informações sobre os serviços oferecidos, documentos, condições, prazos e taxas, podem ser obtidas através do Disque Poupatempo 0800 772 36 33 (ligação gratuita), ou pelo Guia de Informações sobre Serviços Públicos, disponível neste site.
O Poupatempo tornou-se um modelo de atendimento que vem sendo seguido por outros órgãos e empresas governamentais e também pela iniciativa privada.
A mais recente iniciativa do Programa Poupatempo é o Ponto.SP, que visa facilitar o acesso da população de cidades de pequeno e médio porte do Interior aos serviços públicos disponíveis no Portal Cidadão.SP (www.cidadao.sp.gov.br).
A primeira sala de atendimento do Ponto.SP foi inaugurada no município de Tatuí. O Ponto.SP já está em funcionamento também nas cidades de Bom Jesus dos Perdões, São Bento do Sapucaí, São Roque e Francisco Morato.