Zé Roberto Guimarães é o entrevistado de hoje

O treinador da seleção brasileira de voleibol feminino é natural de Quintana.

O programa “Olho no Olho” desta segunda-feira (30), vai entrevistar o treinador multicampeão e medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Tóquio em 2021 no Japão, José Roberto Lages Guimarães, conhecido como Zé Roberto Guimarães ou simplesmente Zé Roberto.

Zé Roberto é o único técnico no mundo campeão olímpico com seleções de ambos os sexos: a seleção masculina em Barcelona 1992 e a seleção feminina em Pequim 2008 e Londres 2012. Único tricampeão olímpico do esporte brasileiro, ele também é formado em Educação Física.

O programa vai ao ar às 17 horas, através Facebook: fernandoitapuaoficial/jotaneves123/tvspplay. Nascido em Quintana em 31 de julho de 1954, Zé Roberto deixou a cidade ainda criança, mas ainda hoje mantém contato com o município que tem um ginásio de esportes que leva seu nome.

A CARREIRA

Zé Roberto começou sua carreira no mundo do voleibol nos anos 70, quando atuou como jogador entre os anos de 1969 e 1981. Defendeu vários times brasileiros e também atuou no voleibol Italiano. Além disso defendeu a Seleção Brasileira de Voleibol Masculino em Montreal 1976. Depois de atuar como jogador durante anos, José Roberto iniciou sua carreira como assistente técnico de Bebeto de Freitas em 1988. Nos anos 90 começou a treinar equipes nacionais femininas entre os anos de 1989 e 1991.

A partir do ano de 1992 José Roberto começou a treinar equipes nacionais masculinas. Daí surgiu a oportunidade de comandar a Seleção Brasileira de Voleibol Masculino, onde conquistou os resultados mais expressivos do voleibol masculino brasileiro como a medalha de ouro na Olimpíadas de Barcelona em 1992, dentre outros títulos de Liga Mundial, Sul-americano e Copa do Mundo de Voleibol. José Roberto permaneceu na Seleção Masculina até a Olimpíada de Atlanta em 1996. Depois disso deixou de trabalhar com o voleibol e virou gerente de futebol no Corinthians.

Em 2000 José Roberto volta a ser técnico de voleibol pela equipe feminina do Osasco onde conquistou vários títulos estaduais, nacionais e internacionais, além de três títulos da Superliga.

No ano de 2003, ele assumiu a Seleção Brasileira de Voleibol Feminino, promovendo uma renovação. Conquistou inúmeros títulos como Grand Prix, Sul-americano, Montreux Volley Masters e Copa dos Campeões. Mas também acumulou alguns fracassos como o da Olimpíadas de Atenas de 2004, Campeonato Mundial de Voleibol de 2006 e Jogos Pan-americanos de 2007. Em 2008, José Roberto conquista o heptacampeonato do Grand Prix e a primeira medalha de ouro olímpica do voleibol feminino brasileiro.

Na temporada 2002/2003, foi eleito o melhor técnico pela Confederação Brasileira de Voleibol (CBV) e em 2008 foi eleito o melhor técnico de esportes coletivos. Atualmente é treinador da Seleção Brasileira de Voleibol Feminino, onde conquistou a medalha de ouro olímpica nas Olimpíadas de 2008 e Olimpíadas de 2012.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *