Passando por uma crise financeira sem precedentes a Associação de Paes e Amigos dos Excepcionais (APAE) corre risco de fechar as portas. Neste mês a diretoria da entidade teria encontrado dificuldades para pagar salários dos funcionários, bem como a manutenção dos serviços prestados.
Uma das propostas apresentadas para reduzir gastos foi a de cortar o serviço de transporte dos alunos. O presidente da APAE, Benedito Rodrigues confirmou que a proposta realmente foi colocada em discussão, mas que ainda não há um consenso firmado sobre o assunto. A entidade atende mais de 260 pessoas com deficiência, das quais, 70 permanecem 8 horas na entidade.
As aulas são ministradas em dois turnos: das 7h30 às 11h30 e das 12h30 às 16h30. Cerca de 200 alunos precisam ser transportados pela APAE. Mas esse transporte também poderá ser interrompido a partir desta quarta-feira (27), se não existir alternativa.
Com 105 funcionários a APAE sobrevive de promoções e doações coletadas pelo serviço de telemarketing. Para a manutenção dos serviços na sede localizada na Avenida Getúlio Vargas a entidade conta com repasses do SUS e do Fundo de Desenvolvimento do Ensino Básico (Fundeb), mas são insuficientes para cobrir as despesas.
Os R$ 5 mil mensais repassados pela Prefeitura são destinados para a recém Casa Inclusiva que atende os deficientes em tempo integral. Eles moram na residência Inclusiva que foi inaugurada no dia 28 de janeiro.
Ela tem por objetivo acolher às pessoas com deficiência, maiores de 18 anos, de ambos os sexos em situação de dependência, que se encontram em risco social. A APAE executa os serviços no município. A casa de acolhimento funciona na Rua Faustino Sanches, 237, no Parque Universitário.
Enquanto isso, a diretoria da APAE se vira como pode para manter o atendimento aos alunos com promoções como esta anunciada nas redes sociais, através do Facebook da instituição. “Venham participar do Festival de Prêmios da APAE de Tupã nesta sexta-feira (29), às 19h30, na sede da APAE. A promoção custa R$ 10,00. Será uma grande festa. Contamos com sua presença”, diz a nota.