O mesmo fenômeno também foi registrado em Votorantim-SP.
“Lindo flagra feito pelo amigo Roberto Melges, em Marília-SP”, escreveu no Facebook o radialista José Pereira Pardim. O registro aconteceu na Zona Norte de Marília, nas proximidades do Motel Oasis.
Ontem, 5 de janeiro de 2015, 18:18:58
22°06′04″S 49°55′08″W. O mesmo fenômeno foi fotografado por telespectadores da TV TEM, conforme pode ser verificado abaixo. Fotos mostram nuvens tocando o chão em área de morros.
Imagens do fenômeno foram enviadas pelo aplicativo TEM Você.
Tássia Lima
Do G1 Sorocaba e Jundiaí
Uma formação de nuvens característica de um tornado foi flagrada por telespectadores na tarde deste domingo (4), em Votorantim (SP). As fotos, enviadas por meio do aplicativo TEM Você, mostram uma região de morros coberta por nuvens escuras, com ramificações que parecem tocar o chão. De acordo com a meteorologista do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) Helena Turon Balbino, as imagens mostram o princípio de um tornado.
“As regiões montanhosas podem apresentar formação de nuvens baixas quando há muita umidade na superfície, mas, nesse caso, as nuvens estavam altas e apenas alguns vórtices tocavam o chão. Nas fotos, dá para ver que não houve a formação do funil, mas não há dúvidas de que [o vórtice] era o começo de um tornado”, explica a meteorologista.
Segundo a operadora de produção Bianca Motta, que registrou o fenômeno, a formação foi precedida por uma chuva. “Eu, minha mãe e minha irmã estávamos voltando para casa, na Vila Nova, quando deu uma chuva e, em seguida, apareceu aquilo atrás do morro. Tirei a foto de dentro do carro, porque achei diferente. A gente nunca tinha visto isso”, diz a moradora.
O balconista Rodinei Antônio Rodrigues também fotografou o fenômeno quando estava chegando em casa. “Achei que ia cair uma tempestade. As nuvens estavam bem carregadas e parecia que estavam ‘relando’ no chão. Várias pessoas estavam tirando foto”, conta. Apesar das nuvens escuras, Rodinei diz que não choveu no bairro Altos de Votorantim, onde ele mora.
Leia também:
Tempestade tropical com ventos sustentados de até 100 km/h provocou pânico e estragos em Tupã
Temporal da madrugada voltou a provocar estragos em Tupã e cidades do Centro Oeste de SP