UTIs lotadas, Cemitério esgotado em Tupã e pessoas morrendo na fila de espera na microrregião. O que se espera é um posicionamento firme de todos os prefeitos e o apoio da população para conter a mortandade.
O avanço da pandemia é medido pelos números. Maio começou com o registro de 134 óbitos. O dia 30 de abril registrava 132 mortes.
O último boletim divulgado pela prefeitura, na noite desta terça-feira, dia 25, eram computadas 177 vítimas fatais – 43 só neste mês.
Considerando que ainda falta uma semana para terminar o mês, infelizmente os números podem se aproximar de 56 – registrados em todo o ano de 2020.
O mês de maio também indicou que o município de Tupã triplicou o número de mortos em relação ao ano passado e pode bater ou se aproximar de um outro recorde mortífero para uma cidade com 65.500 habitantes.
10% de toda a população (5.991) foram contaminados e mais de 14% dos infectados (671) ainda seguem em fase de transmissão ou sob suspeita (194) de ter contraído a doença.
PREOCUPAÇÃO REGIONAL
Os números são preocupantes. Também ficou provado como havia antecipado o blog, de que apenas ampliar o número de leitos não seria mais suficiente para conter o avanço de mortes.
Na mesma situação e guardadas as devidas proporções estão os municípios da microrregião – Bastos, Iacri, Rinópolis, Queiroz, Herculândia, Quintana e Arco-Íris, dos quais, quatro deles estão com pacientes em leitos da enfermaria e ou da UTI da Santa Casa, mantendo-as com 100% de ocupação.
O número de mortes disparou por conta da Covid-19. Leitos ocupados e Cemitério da Saudade com prazo de validade postergado desde junho de 2018, quando se iniciaram as negociações para aquisição de uma área de 5 mil metros quadrados, pertencente à Legião Mirim.
A reportagem esteve hoje no local e constatou que desde ontem (25), máquinas e homens trabalham realizando a terraplanagem para uma empreiteira iniciar a construção de sepulturas verticais (80% do total), outros 20% serão de sepulturas na horizontal.
Leia também: Saúde investiga possível surto de Covid-19 em escola particular de Tupã