Categoria:

Gaspar adia para janeiro decisão de abandonar a prefeitura, após vazamento sobre renúncia

Após reunião com secretariado, Gaspar se encontrou com o vice-prefeito, Thiago Santos, para possivelmente tratar sobre transição de governo.

GASPAR MÃOS

A situação é tão claudicante para o prefeito de Tupã, Manoel Gaspar (PMDB), que sequer consegue renunciar em paz. O vazamento da informação sobre o afastamento por três meses do chefe do executivo tupãense ou até mesmo uma eventual renúncia, publicada na madrugada de hoje (9) pelo blog, pegou de surpresa o staff do prefeito. Mesmo assim, enquanto uma nuvem negra pairava sobre o branco Paço Municipal, anunciando instabilidade do tempo, áreas de nebulosidade também tomavam conta da sala de reunião da prefeitura.

O fato repercutiu de tal forma que a decisão tomada foi recuar outra vez. Ficou acertado que após o reveillon, ou seja, em 2016, Gaspar deverá anunciar a decisão que vem amadurecendo desde maio: abrir mão do poder e entregá-lo ao vice-prefeito Thiago Santos (PSB), não sem antes aparar arestas e fazer recomendações. Gaspar quer a garantia de que algumas situações supostamente nebulosas sejam amenizadas pelo sucessor. Já Thiago antecipou que, só assume em caso de renúncia e após a exoneração de todos os secretários.

É possível, que por causa desse discurso do vice, alguns secretários de Gaspar mantiveram contato com Thiago ainda na manhã de hoje, colocando os cargos à disposição e aproveitando para fazer uma média. Gaspar também sabe que a partir de janeiro, outros secretários deverão abandonar o barco e deixá-lo na mão, numa situação de ingovernabilidade. Há tempos, desde que a oposição “derrubou” os poderes do vereador Antônio Alves de Sousa, Ribeirão (PP), o prefeito tem colecionado derrotas no Legislativo. A última aconteceu na segunda-feira (7), quando pretendia aprovar a venda de uma área rural e perdeu.

Mesmo arrebanhando o voto do vereador José Maria de Oliveira, “Zé Maria” (PROS), Gaspar não contava com a desertora Telma Tulim (PSDB), chamada de “traíra” pelo parlamentar Ribeirão. Em entrevista à imprensa Gaspar fez o que mais sabe fazer neste seu terceiro mandato: chorou. Criticou os opositores e ocultou a verdade. Quem o derrotou foi Telma Tulim, Ribeirão e seus próprios oportunistas “amigos”.

DIREITO DE RESPOSTA

Protegida de Ribeirão, secretária de Relações Institucionais, Talitha Dalacosta é autora de vazamento confidencial
Protegida de Ribeirão, secretária de Relações Institucionais, Talitha Dalacosta é autora de vazamento confidencial

Durante a reunião pela manhã, alguns incautos e inconformados secretários queriam direito de resposta do blog, já outros seguiram a opinião de Ribeirão. “Processa o blog, mas faz de conta que desconhece o fato. Ignora”. Já outros falaram demais e fantasiaram conspiração. A conspiração está instalada dentro do próprio governo e, não difere em nada do governo do ex-prefeito Waldemir Gonçalves Lopes (PSDB).

No auge da crise política e de credibilidade de seu governo, Waldemir fingia que nada acontecia, mas hoje admite: “se eu tivesse ouvido mais o Jota Neves, não estaria enfrentando tantos processos”. A verdade hoje é que a administração Gaspar não tem credibilidade nem para renunciar. A situação é típica da enfrentada pelo governo de Dilma Rousseff. Será que a saída é um impeachment?

Gaspar ainda vai ter que explicar o suposto saque na “boca do caixa” de um cheque de R$ 350 mil, referente ao “Tupã Folia” 2013, além daquele sacado pelo filho Gustavo Gaspar, no valor de R$ 254.750,00 em plena sexta-feira de Carnaval 2014. Pensando em se afastar da prefeitura, talvez por isso, Gaspar ainda não se decidiu sobre a realização do “Tupã Folia” 2016. Por outro lado, independentemente do evento acontecer, a folia já começou e é protagonizada pelo Governo de Tupã.

Leia tambémRibeirão deve “oxigenar ” mais uma Secretaria no Governo de Manoel Gaspar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe nas redes sociais

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Artigos relacionados

Nome do Evento

Lorem ipsum dolor sit amet consectetur adipiscing elit dolor

Nome do Evento

Lorem ipsum dolor sit amet consectetur adipiscing elit dolor