Categoria:

Moradores de Varpa restauram Cemitério da colônia

Fotos/Reprodução Guina Vitol
Fotos/Reprodução Guina Vitol
Voluntários ajudam no embelezamento
Você e o fato

Alguns Moradores do distrito de Varpa, em Tupã-SP, estão restaurando o Cemitério por conta própria. Eles buscam doações de tintas e gramas e todos os sábados, trabalham na recuperação de túmulos e do próprio local, fundado em 1929, quando o povoado colonizado por imigrantes provenientes da Letônia vieram após o domínio da Revolução Russa, pois o regime bolchevista estava cerceando a liberdade de culto. Estabeleceram-se na margem direita do Rio do Peixe, a partir de novembro de 1922, fundando a colônia de Varpa e a Corporação Evangélica Palma (atual Fazenda Palma).

Na segunda metade da década de 1920 e durante a década de 1930, Varpa teve seu apogeu. A colônia era praticamente autônoma economicamente, produzindo tudo o que consumia. Contava então com mais de dois mil habitantes. O idioma falado era o letão, pois a educação era proveniente de professoras da própria comunidade. O português era ensinado precariamente na medida do possível. Apenas em 1934 o Estado Novo instalou ali uma escola primária oficial.Em fins de 1929, uma empresa fundou pouco mais a norte de Varpa a cidade de Tupã, no espigão divisor de águas entre o Rio do Peixe e o Rio Aguapeí, que posteriormente tornou-se distrito (1934) e então sede de município (Decreto Estadual nº 9.775/1938). Somente neste último ato é que Varpa adquiriu o status administrativo de distrito, vinculado ao município de Tupã.

Hoje, Varpa e a Fazenda Palma são as principais atrações turísticas do município de Tupã, que obteve do governo do estado de São Paulo o título de Estância Turística.

Muitos habitantes ainda preservam a cultura da Letônia. Além do comércio de produtos gastronômicos caseiros, da arquitetura típica e do ecoturismo da Fazenda Palma, Varpa apresenta ainda o Museu Janis Edbergs, com rica coleção catalogada e mantida por um colono desde os primórdios do povoado. O museu atualmente é mantido pelo Município.

Leia também:

Você e a notícia sobre o fato

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe nas redes sociais

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Artigos relacionados

Nome do Evento

Lorem ipsum dolor sit amet consectetur adipiscing elit dolor

Nome do Evento

Lorem ipsum dolor sit amet consectetur adipiscing elit dolor