Categoria:

Operação da PF investiga suspeita de corrupção envolvendo servidor do Ministério da Agricultura e granjas de Bastos

Segundo a PF, servidor do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento estaria oferecendo orientações para avicultores para burlar fiscalizações em troca de contratação de consultorias. Foram cumpridos seis mandados de busca e apreensão.

Por g1 Bauru e Marília

A Polícia Federal cumpre seis mandados de busca e apreensão na manhã desta quinta-feira (26) pela Operação Expurgo Avícola, que investiga suspeita de prática de crime de corrupção envolvendo servidor do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento- MAPA, na cidade de Bastos (SP).

Segundo a PF, a investigação aponta que um servidor da MAPA estaria prestando informações, assistência e consultoria para donos de granjas na região de Bastos para burlar fiscalizações e oferecer subsídios da legislação e contestar eventuais autuações impostas.

Em contrapartida, as granjas beneficiadas contratariam o trabalho de consultoria e atividades oferecidas por integrantes da família do servidor.

Além dos mandados judiciais de busca e apreensão, também foi determinado pela Justiça Federal o afastamento do servidor suspeito de todas as suas funções, inclusive, com bloqueio de senhas e acesso a dados institucionais.

Participaram da operação mais de 20 policiais federais nesta manhã. O nome Expurgo Avícola faz alusão à “ação de expurgar, limpar, retirar as impurezas” e no caso, está relacionado às atividades supostamente irregulares mantidas entre servidor e proprietários de empresas de criação de aves.

Os investigados poderão responder pelos crimes de corrupção passiva e ativa, previstos nos artigos 317 e 333 do Código Penal, sem prejuízo de outras tipificações constatadas no transcurso da investigação.

Bastos é a maior cidade produtora de ovos do estado de SP e é conhecida como a capital do alimento no território paulista.

Leia também:

GRANJEIROS: Sindicato denuncia terrorismo contra trabalhadores de granja

CORRUPÇÃO: CEI “amarra” esquema de desvio ao prefeito de Bastos

 

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe nas redes sociais

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Artigos relacionados

Nome do Evento

Lorem ipsum dolor sit amet consectetur adipiscing elit dolor

Nome do Evento

Lorem ipsum dolor sit amet consectetur adipiscing elit dolor