Categoria:

Tupã completa hoje 20 anos como Estância Turística

A data foi lembrada por internautas que cobraram ação do poder público. Já o prefeito Caio Aoqui pontuou as vantagens do título para o município. Ouça áudio

O município de Tupã, na região Sudoeste do Estado, agora é uma estância turística, divulgava no dia 26 de maio de 2003 – 20h05, o Portal do Governo.

A lei que transformou a cidade na 67ª estância turística de São Paulo foi assinada pelo governador Geraldo Alckmin, no Palácio dos Bandeirantes.

“Eu não tenho dúvida que vai crescer o setor de serviço na cidade e abrir novas oportunidades para a população”, disse Alckmin, lembrando das riquezas naturais e da história da região.

A cidade passará a receber recursos do Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias (Dade) para o desenvolvimento de programas de urbanização, melhorias e preservação ambiental.

Segundo o governador, o Estado está dando grande destaque na questão do turismo. “O setor terciário da atividade econômica, que é o setor de serviços, entre eles o turismo, é aquele que mais pode gerar emprego, renda e trabalho. São Paulo tem um potencial muito grande, porque tem beleza natural e hospitalidade”, disse Alckmin. “Às vezes as pessoas conhecem Miami, mas não conhecem o nosso Interior, as nossas estâncias climáticas, religiosas e turísticas e lá em Tupã pode ser um dos pontos importantes”, acrescentou.

LEMBRANÇA

O texto destacava que, o então prefeito de Tupã, Manoel Gaspar, observava o fato de a cidade passava a ter mais recursos, mais desenvolvimento econômico e com isso mais emprego.

O prefeito disse que Tupã é uma cidade privilegiada e lembrou dos investimentos que o Governo paulista tem feito na região. “Nós temos escolas em todos os bairros do município, estamos implantando a Universidade Estadual Paulista (Unesp), 100% de água tratada, de esgoto coletado, de esgoto tratado, de coleta coletiva de lixo, e fomos eleitos o segundo melhor aterro sanitário pela Cetesb”.

Alckmin foi homenageado com a medalha de Cidadão da Estância Turística de Tupã. A cerimônia contou com a presença do deputado estadual e autor do projeto de lei, Edson Aparecido, da secretária da Cultura, Cláudia Costin, e vereadores da região.

TUPÃ

Foto: Elisa Keiko Soares

Para que o município, com 62,2 mil habitantes, fosse transformado em estância, foram levados em consideração os recursos naturais e paisagísticos, atrativos turísticos e infra-estrutura hoteleira do município.

Entre as atrações, Tupã conta com o Solar Luiz de Souza Leão, a aldeia indígena, o Museu Índia Vanuíre (acervo histórico e cultural dos caingangues), o Espaço Cultural José Anselmo Filho e áreas para turismo rural, como as fazendas Santa Estela, Palma, Recanto das Águas, Escola Hípica Pôr do Sol, Represa do Sete e Estância Rancho dos Amigos.

Tupã, que significa “Deus do trovão” ou espírito bom, recebeu esse nome em homenagem aos índios que habitavam a região. No final dos anos 20, a área que deu origem ao município foi adquirida por Luiz de Souza Leão. Os 100 alqueires faziam parte da Fazenda Guataporanga, que foi desmembrada. Em 1934, foi elevado à categoria de distrito do município de Glicério e, em 1938, tornou-se município.

Das atuais 66 estâncias do Estado de São Paulo, 28 são turísticas, 13 hidrominerais, 15 balneárias e 10 climáticas.

Por: Cíntia Cury / Macedo Júnior

Um internauta lembrou sobre o feito de há 20 anos e questionou: No próximo dia 26, sexta-feira, Tupã estará completando 20 anos como estância turística.

Temos alguma coisa para comemorar?

A prefeitura irá celebrar a data?

O que mudou para melhor em relação ao turismo?

Quantas empresas que trabalham com turismo foram abertas?

O que cada prefeito e vereadores fez pelo turismo nesses 20 anos?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe nas redes sociais

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Artigos relacionados

Nome do Evento

Lorem ipsum dolor sit amet consectetur adipiscing elit dolor

Nome do Evento

Lorem ipsum dolor sit amet consectetur adipiscing elit dolor