Categoria:

Secretário da Saúde de Tupã anunciou caos da Covid em março

Segundo Miguel Ângelo de Marchi havia chegado a hora de escolher “quem vai morrer”. Dois meses depois, ainda há pessoas que duvidam que a Covid colapsou a saúde de Tupã. 

G1Em coletiva na tarde do dia 15 de março, o secretário de Saúde, Miguel Ângelo de Marchi antecipou o colapso na Santa Casa ao dizer que Tupã teria que escolher paciente para internar: ‘Quem tem mais chance de viver’.

O discurso foi ao lado do prefeito Caio Aoqui (PSD), integrantes do Comitê de Gestão de Enfrentamento ao Covid-19 e a imprensa.

De fato, o secretário tinha razão: A situação chegou ao extremo nesta semana, conforme divulgou o blog – EXCLUSIVO: SANTA CASA DE TUPÃ PODE PARAR ATENDIMENTO POR FALTA DE OXIGÊNIO

O objetivo da coletiva foi alertar a população sobre os dias difíceis que o município enfrentaria diante do avanço da pandemia, mas parece que a fala do secretário entrou por um ouvido e saiu por outro.

De acordo com matéria divulgada pelo G1, segundo responsável pela pasta na prefeitura de Tupã, Santa Casa não tem mais como atender a quantidade de pacientes com Covid que precisam de internação. Miguel Ângelo de Marchi disse em coletiva que médicos precisam escolher até quem vai ser entubado.

O secretário de Saúde de Tupã (SP), Miguel Ângelo de Marchi, afirmou que a Santa Casa vive uma situação muito preocupante em relação aos leitos de UTI para Covid-19.

Segundo o secretário, os médicos estão tendo que escolher quem vai ser internado e até quem vai ser entubado no hospital. Uma estratégia de “guerra”.

“A situação é crítica, é séria e grave e que vai levar a muitas mortes. Estamos no pior pico da infecção. Tupã bateu recorde, junto com Ourinhos, do maior aumento no número de mortes na região e estamos na fase de escolher quem são os pacientes que vão ser internados, quem são os pacientes que vão para UTI, que vai receber um tubo.”

“Hoje não se escolhe o mais idoso ou mais jovem, hoje se escolhe aquele que tem mais chance de viver, que tem mais possibilidade de vida. Aquele que pode ser mais produtivo num futuro e isso, infelizmente vai levar a muitos óbitos.”

Secretário de Saúde de Tupã fez alerta sobre a lotação da Santa Casa no atendimento de casos de Covid
Secretário de Saúde de Tupã fez alerta sobre a lotação da Santa Casa no atendimento de casos de Covid

O secretário alertou ainda para o aumento dos casos graves na cidade. Segundo ele, de cada 10 pessoas que precisam ser entubadas, apenas duas sobrevivem.

NÚMEROS ATUAIS DA COVID

De acordo com o balanço epidemiológico divulgado nesta quarta-feira (12/05), Tupã soma 5.023 casos positivos e, destes 4.325 são pacientes curados. Até o momento, 149 pessoas já morreram de coronavírus no município.

A taxa de ocupação dos leitos de UTI da Santa Casa continua em 100%, assim como estava há dois meses, sendo 12 pacientes de Tupã (80% do total). Outros 3 pacientes são da região (20%), incluindo 1 de Parapuã, 2 de Arco-Íris e 1 de Iacri.

Já a taxa de ocupação dos 20 leitos clínicos (enfermaria) destinados aos pacientes de coronavírus também está em 100%, com 16 pacientes de Tupã (80%) e 4 pacientes da região (20%), sendo 2 de Bastos e 2 de Iacri.

HÁ DOIS MESES

Santa Casa de Tupã está com lotação máxima na UTI Covid  — Foto: TV TEM/ Reprodução
Santa Casa de Tupã está com lotação máxima na UTI Covid — Foto: TV TEM/ Reprodução

Há dois meses, quando da entrevista coletiva, Tupã somava 3.023 casos positivos e, destes, 2.727 eram pacientes curados. 95 pessoas haviam morrido de coronavírus no município.

A taxa de ocupação dos leitos de UTI da Santa Casa local estava em 100%, sendo 5 pacientes de Tupã (33% do total). Outros 10 pacientes eram da região (67%), incluindo 2 de Assis, 1 de Bastos, 1 de Iacri, 1 de Martinópolis, 1 de Queiroz, 1 de Cândido Mota, 1 de Herculândia, 1 de Parapuã e 1 de Ourinhos.

Já a taxa de ocupação dos 20 leitos clínicos (enfermaria) destinados aos pacientes de coronavírus estava em 35%, com 5 pacientes de Tupã (25%) e 2 pacientes da região (10%), sendo 1 de Herculândia e 1 de Ourinhos.

Com informações do G1 Bauru-Marília

Leia também: 

Santa Casa e funerárias brigam sobre depósito de corpos de vítimas da Covid-19

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe nas redes sociais

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Artigos relacionados

Nome do Evento

Lorem ipsum dolor sit amet consectetur adipiscing elit dolor

Nome do Evento

Lorem ipsum dolor sit amet consectetur adipiscing elit dolor