Categoria:

TSE acaba de barrar candidatura de Valtinho

OC deve ter nova eleição

Da Redação
publicado em 18/12/2012 – 21:59:17

BRASÍLIA – O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) acaba de negar agravo (recurso) regimental do prefeito Valter Luiz Martins (PSDB). Oficialmente e na última instância eleitoral, o prefeito que obteve mais de 70% dos votos nas últimas eleições teve a candidatura impugnada na noite desta Terça-feira (18) em votação unânime.

Com isso, Osvaldo Cruz deve ter novas eleições para prefeito.

O TSE acatou recurso da Coligação “Osvaldo Cruz Pode Mais”, que apoiou Homero Massarente (PMDB) para prefeito, que alegou que Valtinho estaria impedido de ser candidato por ter tido contas relativas a 2004, ainda quando foi prefeito em seu segundo mandato pelo Tribunal de Contas do Estado e depois confirmado pela Câmara Municipal em 2007.

Teoricamente o prefeito ainda teria direito a recorrer ao Supremo Tribunal Federal, mas ainda não há informações sobre qual rumo terá o caso agora. Se Valtinho não recorrer, o processo termina e a Justiça Eleitoral local poderá pedir ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SP) que convoque novas eleições.

Adversário tenta diplomação

Ontem (17) o vereador Homero Massarente (PMDB) ingressou com recurso contra a decisão do Juiz Eleitoral da Comarca, Sérgio Barbatto Junior, que não autorizou sua diplomação na última sexta-feira.

Entende Massarente que é o prefeito eleito porque os votos dados a Valtinho já estariam nulos quando da eleição em 7 de outubro. No dia da votação o TRE-SP havia proferido sentença impugnando o prefeito. Mas a própria lei eleitoral dava direito a Valtinho recorrer ao TSE e, portanto, concorrer às eleições até que o processo tivesse uma decisão definitiva.

Segundo o juiz eleitoral local, Osvaldo Cruz deve ter novas eleições. Mas o candidato oposicionista vai levar o caso ao Tribunal Regional Eleitoral em São Paulo.

Na prática, não há ainda prefeito eleito na cidade e nem diplomado. Sinal que o imbróglio jurídico no qual se transformou o pleito deste ano na cidade ainda não termina com a impugnação de Valtinho.

Fonte: Ocnet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe nas redes sociais

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Artigos relacionados

Nome do Evento

Lorem ipsum dolor sit amet consectetur adipiscing elit dolor

Nome do Evento

Lorem ipsum dolor sit amet consectetur adipiscing elit dolor