×

Após protesto, pais de Arco-Íris e Educação decidem fazer enquete para definir horário da festa junina

Após protesto, pais de Arco-Íris e Educação decidem fazer enquete para definir horário da festa junina

Pesquisa para “esfriar” protesto dos pais era o “segredo” da secretária de Educação

ADRIANA-E-DIRETORA Após protesto, pais de Arco-Íris e Educação decidem fazer enquete para definir horário da festa junina
Dulcilene (diretora) e Adriana (secretária) – enquete era o segredo para esvaziar o movimento dos pais

Pais de alunos da rede municipal de Arco-Íris (SP), conseguiram avançar na negociação sobre o horário da festa junina escolar. Após recorrerem à Câmara Municipal com um abaixo-assinado, mães e pais se reuniram com a secretária de Educação, Adriana Barros e com a diretora da unidade escolar, Dulcilene Aparecida Alexandre Garcia. O resultado do encontro: será feita uma enquete com os 210 responsáveis para definir se a festa permanece às 7h15 do dia 2 de julho ou passa para o período noturno, no mesmo dia.

A decisão saiu depois de reunião com a secretária e com a participação de 3 vereadores: Carmem Domingues, Fernando Mansano e Gerson Richard. Saiba mais: Pais de Arco-Íris se sentem enganados também pela Câmara sobre festa junina

Segundo os pais, a ideia da pesquisa surgiu em conjunto durante o encontro como a “alternativa mais rápida”, já que a data da festa está próxima e o impasse precisava ser resolvido.

A VOTAÇÃO

A enquete ficará aberta por 3 dias, a partir desta quarta-feira (17) e será aplicada por uma mãe e uma representante da direção da escola, para garantir neutralidade. A votação será feita por 3 canais: formulário online via Google Forms, telefone e grupo de WhatsApp.

Pais relatam que vão ajudar quem tiver dificuldade: “Quem não sabe mexer com o forms vamos juntar as mães em grupos e vamos nas casas ajudar e sítios também vamos ir ajudar”, afirmam.

ABAIXO-ASSINADO IGNORADO

O grupo já havia entregue um abaixo-assinado com 82 assinaturas pedindo a mudança de horário. Segundo os pais, o documento não foi aceito pela gestão. Eles também contestam que a diretora Adriana Ramos já havia sugerido a mudança junto com os vereadores, mas a proposta não foi discutida com as famílias antes. “Como havia falado, privaram a gente da reunião e depois falou que era segredo”, desabafou Mônica Clesqui Mendonça.

EM JOGO

Os pais reforçam que não pedem mudança de data, apenas de horário. Se a maioria votar no período noturno, a festa junina acontece na noite do dia 2 de julho. Caso contrário, o horário das 7h15 da manhã será mantido.

Para o grupo, a enquete atende ao pedido de participação: “Então, agora, os pais vão decidir o horário”. Porém, questionam a necessidade da pesquisa.

OUTRO LADO

A Secretaria Municipal de Educação de Arco-Íris ainda não enviou nota oficial sobre o acordo da enquete e os motivos para manter o horário matinal caso a votação não seja favorável à mudança. O espaço segue aberto para manifestação.

A expectativa agora é pela votação dos 210 pais. O grupo afirma que vai “correr atrás da maioria” para garantir que os familiares possam prestigiar a festa junina dos filhos.

LEIA TAMBÉM: MP “anula” processo seletivo de Arco-Íris por irregularidades

Share this content:

Avatar photo

Jota Neves é um radialista e jornalista investigativo com mais de 35 anos de atuação, referência em comunicação no interior paulista, reconhecido pelo compromisso com a verdade, o combate à corrupção e reportagens de impacto sobre a sociedade.

Publicar comentário